A alternância da presença e ausência de luz é a principal pista ambiental responsável pela sincronização dos relógios biológicos. A exposição à luz durante a noite é prejudicial à manutenção da saúde por provocar desorganização rítmica do sistema temporal circadiano e sazonal. Este simpósio tem como objetivo trazer pesquisadores de destaque neste tema. Os palestrantes discutirão desde as vias de sinalização retinianas responsáveis pela fotorecepção, de peixes a mamíferos, bem como as vias neurais que partem da retina determinando a sincronização do relógio central, além do impacto transgeracional do efeito da exposição noturna à luz. A realização deste simpósio será uma oportunidade de estreitar a colaboração de pesquisadores
brasileiros e Latino-Americanos, de discutir o estado da arte sobre este tema, além de possibilitar a disseminação do conhecimento do sistema circadiano temporal.
O evento será composto por 3 palestras principais proferida pelos pesquisadores Ana Maria Castrucci, José Cipolla Neto e Luiz Menna Barreto abordando sobre suas trajetórias cientificas. O evento terá a participação de palestrantes internacionais e nacionais.